A Ouvidoria Institucional é um privilegiado canal de comunicação de natureza mediadora, comprometida com a melhoria da instituição e que trabalha de forma imparcial e sigilosa.
A Praktos dispõe de um espaço institucional de intermediação e escuta de toda comunidade interna e externa. A Ouvidoria tem por finalidade ouvir, encaminhar e acompanhar as críticas, elogios e sugestões. O objetivo maior da Ouvidoria é incentivar o fortalecimento da comunicação entre as diversas instâncias institucionais, com base nos alicerces da ética e do respeito humano.
A Ouvidoria da Praktos, representada por um(a) ouvidor(a), é o órgão de estreitamento da comunicação e aperfeiçoamento dos padrões e mecanismos de transparências, controle, segurança e eficiência diante dos serviços prestados no âmbito de sua unidade, e tem como objetivos assessorar a Gestão IES, no que se refere aos itens de maior incidência ou relevância, com o propósito de reestruturação de ações e procedimentos para toda a comunidade acadêmica. Através da sua atuação foi possível perceber a ampliação e o cumprimento do papel do setor em representar o usuário junto à instituição, viabilizando um canal de comunicação com o público interno e externo, com independência e autonomia, com vistas a melhorar a qualidade dos serviços e simplificar procedimentos, facilitando o acesso do cidadão à Ouvidoria e agilizando, assim, as informações manifestadas.